Agenda

agenda-2295709_960_720.jpg

Não ter a vida organizada – esquecer tarefas importantes, perder informações e documentos básicos, atrasar-se o tempo todo, não ter o controle sobre as finanças – não é nada divertido. É estressante.

A forma não importa – a do celular, a do computador, a de papel, a folhinha de parede. O que importa é que ela seja uma ferramenta para ajudar você a se organizar!

Tenha uma agenda! Mas o que anotar na agenda?


COMPROMISSOS: que tem data/hora marcada - assim você terá visibilidade e nenhum evento chocará com o outro. Exemplos: reuniões, consultas médicas, festas de aniversário, viagens, encontros, etc.


TAREFAS PONTUAIS: aquelas atividades que você tem/precisa fazer em algum momento. Exemplo: buscar roupa na lavanderia (eles te dão um prazo, mas você tem até 90 dias para retirar), levar o cachorro tomar vacinar (o veterinário te avisa em que mês, mas não exatamente o dia).


TAREFAS COM PRAZO: as atividades que você tenha que fazer até um determinado prazo – de entrega, de conclusão, de validade, de devolução. Exemplo: data limite da entrega da monografia até dia 12 de dezembro; devolver vestido de festa alugado até dia 23 de janeiro, desmontar decoração de Natal no dia de Reis – 06 de janeiro.


PENDÊNCIAS: atividades que não dependam de você, mas sim de outra pessoa - se você comprou algo que será entregue na sua casa, anote na agenda o dia em que está prevista a entrega. Tipo: promessa de entrega do pedido #038547 do AliBaba até 18 de junho, prazo máximo para entrega do sofá dia 30 de março.


NOTAS IMPORTANTES: informações sobre eventos diversos. Exemplos? início da temporada da sua série de TV preferida; período da próxima Copa do Mundo; início (e término) das férias escolares.


Como é importante ter essas informações sempre à mão, utilize um dos inúmeros aplicativos, que podem ser acessados facilmente: Google Calendar, Apple Calendar, Outlook, Exchange, Outlook.com, entre outros. Não deixe de aprender a usar os recursos que eles proporcionam: vários calendários, recorrência de compromissos, alertas, convite, etc.

Dica: assuma o compromisso de usar a agenda diariamente e mantê-la atualizada. O tempo que você irá investir inicialmente é substancialmente inferior ao tempo que você poupará no dia-a-dia.

Monitorar nossas atividades cotidianas também nos ajuda a entender o que nos deixa feliz e saudáveis (e o que nos deixa infeliz e doentes) e nos permite atingir nossas metas e ter uma vida melhor.
— Rachel Miller