Ainda se perde muito tempo em reuniões...

people-2557396__340.jpg

Estudos recentes chegam a conclusão que uma única reunião executiva por semana consome 300.000 horas no ano.

Veja algumas “regras” praticadas alguns conhecidos:

Regra de Steve Jobs (Apple): mantenha o mínimo --> mantenha sua lista de convite em um único digito sempre que possível. Inclua somente pessoas que sejam absolutamente necessárias – independentemente de seus cargos.


Regra de Larry Page (Google): não deixe a reunião impedir o trabalho --> toda reunião precisa de um tomador de decisões. Mas nenhuma decisão deve esperar por uma reunião, pois a decisão pode ficar travada esperando que todas as agendas se alinhem.


Regra de Gary Vaynerchuk (empreendedor): corte o tempo da reunião --> se você convocar uma reunião de uma hora, inevitavelmente preencherá esse tempo. Se planejar uma reunião de 15 minutos, encontrará uma maneira de tratar das coisas mais importantes. Mantenha reuniões curtas, focadas e eficientes.


Regra de Sheryl Sandberg (Facebook): defina uma pauta e siga --> leve com você um caderno de anotações contendo a lista de pontos e ações a serem discutidos na reunião. Assim que todos os itens forem resolvidos, encerre a reunião, mesmo que isso leve apenas 15 minutos, em uma reunião prevista para durar uma hora.


Regra de Marisa Mayers (Yahoo!): apoie decisões com dados --> a maioria das reuniões envolver tomar decisões, o que significa muita discussão. Dessa forma, peça – antecipadamente - dados a quem vai propor uma nova ideia. As decisões só podem ser tomadas rapidamente quando baseada em números e não em opiniões.


Faz sentido? Que tal começar hoje a assimilar essas regras?