Hábitos das pessoas felizes (parte 1 de 3)

pessoas felizes 1.jpg

O Business Insider levantou os 25 hábitos de pessoas extremamente felizes e bem-sucedidas. Confira aqui os 8 primeiros hábitos que as pessoas felizes fazem:

1.     Saboreiam o momento


Os velhos clichês como "parar para cheirar as rosas" e "são as pequenas coisas da vida realmente levam à felicidade”. Pesquisadores chamam isso de "saborear" o momento. Em vez de ser multitarefa ou se focar no passado, no futuro ou na negatividade presente ao redor, as pessoas que estão mais satisfeitas com a vidas param para apreciar a beleza e as pequenas e incríveis coisas da vida.

 2. Meditam diariamente

A meditação é uma das formas mais eficazes de embarcar em um caminho de quietude e atenção plena, o que, por sua vez, dá à mente a ruptura necessária de todas as preocupações e ansiedades que a ocupam. O melhor de tudo é que leva apenas alguns minutos por dia. Alguns aplicativos disponíveis podem ajudar quem está começando.

3. Não se apegam aos rancores

Perdoar e esquecer é absolutamente necessário quando se trata de ser feliz. O motivo? Manter um rancor significa que você está preso à raiva, ao ressentimento, à dor e a outras emoções negativas que são obstáculos para a felicidade. Ao soltar essas emoções, você se livra da negatividade e deixa mais espaço para que as emoções positivas entrem.

4. Gastam dinheiro com os outros

"Nós descobrimos em nossa pesquisa que dar dinheiro aos outros realmente faz as pessoas mais felizes", disse Michael Norton, professor da Harvard Business School e autor de "Happy Money: The Science of Smarter Spending". "Um dos motivos é que ele cria conexões sociais. Se você tem um bom carro e uma casa grande em uma ilha sozinho, você não vai ser feliz, porque precisamos que as pessoas sejam felizes”, diz.

As verdadeiras amizades exigem investimento. Isso nem sempre significa dinheiro, mas exige muito do seu tempo. Pessoas verdadeiramente felizes gastam tempo – e dinheiro – em seus relacionamentos.

5. Estão ocupados, mas não apressados

A pesquisa mostra que o sentimento de “pressa" pode levar ao estresse e à infelicidade. Ao mesmo tempo, as pessoas se esforçam para encontrar um meio termo feliz de estar apenas ocupado o suficiente. Afinal, outros estudos sugerem que um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal é fundamental, uma vez que o tédio pode ser oneroso.

6. Se cercam das pessoas certas

A felicidade é contagiosa. Isso significa que, quando você se cercar de outras pessoas que são felizes e solidárias, poderá criar autoconfiança, aumentar sua criatividade e simplesmente se divertir mais. No outro extremo, sair com pessoas negativas significa que você é apenas outro membro de um grupo triste – e isso é cansativo e não muito divertido.

7. Não gastam energia em coisas pequenas

As pessoas que estão felizes concentram sua energia e esforços apenas em coisas que são verdadeiramente importantes e estão sob seu controle. Lembre-se, se deixar ser consumido pelas coisas que você não tem absolutamente nenhum controle é uma perda de tempo que vai acabar fazendo você se inclinar mais para a infelicidade. Em outras palavras, domine a arte de deixar as coisas fluírem.

8. Celebram o sucesso de outras pessoas

Não é segredo que ter uma vida social rica e relacionamentos saudáveis são componentes importantes para a felicidade. Mas, pessoas felizes nutrem e melhoram seus relacionamentos através de atitudes "ativas e construtivas", que incluem a celebração do sucesso daqueles ao seu redor.