Meta SMART

carousel.jpg

SMART é uma ferramenta que auxilia na definição de metas.

A meta bem traçada leva em conta cinco elementos – conhecidos com SMART:

S – (Specific) – ESPECÍFICA

  • O que se quer alcançar?
  • O que exatamente deve ser feito?
  • Está descrito exatamente o que se pretende fazer para atingir o objetivo?
  • Esse objetivo está vago?
  • O objetivo está claro e conciso?
  • Esse objetivo dá margem à interpretações equivocadas?
  • É possível visualizar o que se quer atingir?

M – (Measurable) – MENSURÁVEL – pode ser medida

  • Como saber se o objetivo foi atingido?
  • O objetivo contém fatores numéricos que permitem a avaliação futura dos resultados?
  • Foram utilizados valores, percentuais, quantidades ao escrever o objetivo?
  • Como acompanhar o progresso do objetivo?

A – (Attainable) – ATINGÍVEL – realista

  • Quais os passos são necessários para alcançar esse objetivo?
  • Avaliando o objetivo, é possível realizá-lo?
  • Esse objetivo é um desejo ou é realmente possível ser atingido?
  • O resultado desse objetivo é muito agressivo?

R – (Relevant) – RELEVANTE – faz sentido para você

  • Esse objetivo é importante para a empresa?
  • É um objetivo desafiador?
  • Vale a pena investir energia nesse objetivo?
  • Existe um significado por trás das ações que serão desenvolvidas nesse objetivo?

T – (timely) – TEMPO – quando você irá realizar

  • Quando esse objetivo dever ser cumprido?
  • O objetivo está fundamentado dentro de um período de tempo, de um prazo, de um limite?
  • Qual é o prazo definido para você realizar seu objetivo?
  • Em que ponto você vai conhecer o seu objetivo e quando você vai medir parâmetros de referência ao longo do caminho?