Mandamentos de Marie Kondo

marie kondo.jpg

Considerada por muitos como a ‘guru da organização’, Marie Kondo é criadora de um método de arrumação chamado KonMari que rompe com diversas regras consolidadas no universo da organização.

Aqui vão algumas dicas de Marie Kondo para organizar sua vida

1.    Arrume tudo de uma vez só – livrar-se de toda a bagunça quando iniciar a maratona de arrumação é essencial para evitar que tudo volte a ficar desorganizado.

2.    Separe por categorias, não por cômodos – se você guarda objetos do mesmo tipo em lugares diferentes e arruma um comodo de cada vez, nunca terá a dimensão real da quantidade de itens iguais que possui.

3.    Antes de organizar, descarte – o primeiro passo é se desfazer de tudo aquilo que não precisa. Só quando isso tiver feito, a arrumação começa.

4.    Comece por itens menos importantes – objetos de valor sentimental ficam por último, pois são mais difíceis de descartar. A ordem sugerida é: roupas, livros, papelada, itens variados e por fim, itens de apego emocional, incluindo presentes e lembranças.

5.    “Isso me traz alegria?”- na hora de decidir o que será descartado, é importante pegar cada objeto nas mãos. Nesse processo, avalie se cada um deles traz alegria para sua vida. A utilidade de cada item, como acessório de escritório ou livros, também conta.

6.    Agradeça – antes de descartar um item, agradeça a ele pelo papel cumprido em sua vida.

7.    Não há necessidade de itens especiais para a organização – tudo o que alguém precisa para arruar a casa ou o escritório já existe no ambiente, basicamente caixas e gavetas.

8.    Dobre do jeito certo – na hora de guardar roupas, o objetivo deve ser deixar cada peça no formato de um retângulo liso, para economizar espaço. Além disso, dobrar a roupa obriga a pessoa a manusear e transferir energia para a peça.